Em todos os setores, o crescimento deve ser o objetivo central das empresas. Ele permite atender melhor os clientes atuais, criar o caminho para a conquista de novos e aumentar o faturamento médio. Com um provedor de internet regional não é diferente!
No mercado de operadoras de internet, os desafios são ainda maiores, pois ele vem crescendo rapidamente tanto no interesse dos consumidores quanto na quantidade de empresas.
A concorrência está maior e se qualificando, é preciso adotar formas eficientes e rápidas para manter o espaço conquistado e diferenciar-se para continuar crescendo, fidelizar e atrair mais clientes.
Mas como fazer para atingir esses objetivos em um setor cada vez mais competitivo? Existem ações fundamentais para fortalecer a imagem do seu provedor de internet de forma contínua.
Elas exigem tempo e dedicação, trazem excelentes resultados, porém muitas empresas não dão a atenção necessária – e você pode investir e se destacar a médio e longo prazo.
Dentre elas, está uma inovação tecnológica que fará toda a diferença no seu negócio!
Vamos falar de 4 estratégias que estão ao seu alcance e podem tornar sua empresa o melhor provedor de internet da região!
1 – Estudar muito e sempre o seu público-alvo
Parece ser lógico começarmos com essa estratégia, afinal conhecer o cliente é o ponto de partida de todo negócio. Porém, muitas empresas – incluindo os seus concorrentes – cometem três erros nesta questão:
- Estudam o perfil do público apenas para abrir o negócio;
- Fazem o estudo contínuo mas sem a profundidade necessária;
- Não desenvolvem ações a partir dos resultados.
Dessa forma, perdem a melhor oportunidade de crescer!
Os consumidores do século XXI mudam de comportamento com muita rapidez com a quantidade de estímulos que recebem das empresas e das novidades tecnológicas que surgem a todo instante.
É preciso acompanhar e entender permanentemente o que os clientes estão buscando em um serviço de provedor de internet regional e esse é um trabalho permanente através de:
- Pesquisas de satisfação dos clientes atuais sobre seus serviços;
- Pesquisas de mercado sobre os desejos e as expectativas dos clientes;
- Levantamento e análise de problemas de serviço e atendimento;
- Coleta de dados nos comentários e contatos com a empresa – telefone, site, blog, redes sociais e atendimento eletrônico.
Dessa forma, é possível analisar quais fatores estão pensando na relação e podem impactar na fidelização – velocidade, suporte técnico, atendimento, serviços adicionais, ter produtos agregados à assinatura, como o streaming de conteúdo on-demand.
Você tem uma grande base de informação para definir com suas equipes as soluções para os riscos, as formas de aproveitar as oportunidades.
Com isso, você vai criar uma diferenciação para a sua marca – e ser diferenciado é a base para crescer e se tornar o melhor na região!
2 – Investir em equipes profissionais e qualificadas
Nesse momento, o mercado de internet da sua localidade está se desenvolvendo rapidamente com a necessidade que os pequenos negócios regionais, as escolas, os serviços públicos e as residências têm em usar a internet.
Isso se intensificou com a pandemia: o tempo médio diário de internet do brasileiro dobrou e não é um fenômeno que vai acabar depois da vacinação.; é um movimento sem volta, depois de experimentar tantos benefícios de trabalhar, estudar e se divertir online!
No mercado de provedores regionais de internet, a confiança dos clientes na empresa é ainda mais importante, pois muitos estão experimentando o serviço pela primeira vez e não dominam a linguagem dos serviços.
Portanto, invista fortemente em funcionários qualificados e profissionais para serem solucionadores de problemas e vendedores de soluções com atitudes simples e fundamentais.
- Linguagem descomplicada;
- Rapidez e segurança nas respostas;
- Atendimentos técnicos cordiais e no menor prazo;
- Venda de soluções sempre compatíveis com o perfil do cliente;
- Estar sempre pronto para oferecer novidades e surpreender!
Veja que conhecer o cliente – a estratégia 1 – é ainda mais importante para garantir um bom atendimento que vai cativar e fidelizar. A boa imagem conquistada ajudará no crescimento das vendas!
3 – Surpreender os clientes com serviços de streaming on-demand
Surpreender clientes é um grande desafio em todos os negócios. Os consumidores querem novidades que tornem a vida melhor, especialmente no entretenimento, que é uma opção para relaxar de um dia a dia corrido e estressante.
Os serviços de streaming são as assinaturas de canais e produtoras que oferecem conteúdos específicos para variados gostos:
- Diversão para crianças e jovens, como o Cartoon Network;
- Filmes e séries, como a Paramount+;
- Esportes, como a Estádio TNT Sports.
As opções não param por aqui. Existem os canais de notícias, atualidades, artes e outros assuntos. Mas qual diferencial que os streamings de conteúdo on-demand trazem para o seu negócio de internet regional?
- O assinante compra apenas as assinaturas que desejar;
- O assinante pode assistir quando quiser e quantas vezes desejar.
É liberdade de escolha e facilidade de uso, dois benefícios que os clientes valorizam muito e podem sair dos pacotes de operadoras de canais onde pagam muito e usam pouco.
Portanto, o serviço de streaming é uma excelente oportunidade de:
- Captação de novos clientes;
- Fidelização com a oferta de um serviço atraente na assinatura ou na venda avulsa;
- Aumento nas vendas;
- Aumento do ticket médio, com os serviços incluídos nas assinaturas.
É importante lembrarmos que no streaming on-demand os conteúdos ficam permanentemente disponíveis para o assinante acessar quando desejar, bastando escolher no cardápio da produtora, diferentemente do live streaming que fica disponível apenas durante a transmissão.
Quer conhecer mais sobre o streaming de conteúdo?
O primeiro passo é conversar com uma integradora de conteúdo como a PLAYHUB que detém os direitos de inúmeros canais e produtoras e onde você pode escolher quais deseja oferecer nas suas assinaturas.
E não esqueça: conhecer o cliente será fundamental para oferecer os produtos certos. Mas a PLAYHUB ajuda você com isso!
4 – Ter atenção redobrada com a qualidade técnica dos serviços
A pandemia provocou um impulso impensável para a venda de assinaturas de internet e serviços online como o streaming de programas. Porém, também trouxe situações e problemas típicos de um crescimento grande e muito rápido.
- Queda de disponibilidade por sobrecarga de uso;
- Sites fora do ar por grande quantidade de acessos;
- Mudança nos dias e horários de pico;
- Instabilidade nas redes domésticas.
Acompanhe permanentemente o desempenho técnico dos seus serviços para agir assim que um problema for encontrado, corrigindo ou, se possível, investindo em capacidade da rede e equipamentos.
O fundamental é evitar que os problemas impactem negativamente na imagem da sua provedora de rede regional. Sua agilidade também é um diferencial para crescer e se tornar o melhor!
Gostou desse artigo? Acompanhe o Blog da Playhub, onde sempre teremos conteúdos importantes para nossas parcerias com provedores de internet regionais.
O seu provedor de internet está preparado para um grande salto de crescimento?
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