Uma das tendências do mercado de fornecimento de internet é, sem dúvida, o crescimento dos pequenos e médios provedores. Além do sucesso na venda de assinaturas, eles podem usar a sua estrutura para oferecer streaming e outros produtos.
São empresas menores, com mais agilidade nas tomadas de decisão e que alcançam regiões sem a presença de grandes provedores de internet e a comunicação com o público é mais próxima.
O volume de usuários de internet chegou a 152 milhões em 2020 – um aumento de 7% em relação a 2019.
A pandemia foi a grande causa desse aumento, com milhões de pessoas confinadas e empresas precisando funcionar online para manter os negócios. Porém, não é mais uma emergência da crise: muitas pequenas e médias empresas e 3 de cada 10 brasileiros ainda estão offline.
Em contrapartida, esse cenário positivo não esconde dois grandes desafios: a concorrência e o nível de exigência dos clientes online.
Por isso, preparamos este artigo para falar sobre como o seu provedor regional pode usar a estrutura para criar diferenciais e alavancar o faturamento!
Quais os desafios para os provedores regionais crescerem?
Os provedores regionais possuem vantagens importantes sobre as grandes operadoras:
- Conhecem as características, oportunidades e riscos da região;
- Conseguem investir com uma margem de erro menor;
- Podem montar estruturas mais enxutas, investindo mais na relação digital;
- Tomam decisões estratégicas com mais rapidez;
- Podem estudar e conhecer com profundidade o perfil dos clientes.
Apesar de todo o potencial de crescimento físico e de base de clientes que existe pela frente, as pequenas e médias operadoras de internet precisarão lidar com dois grandes desafios:
Concorrência maior e mais agressiva
Sendo empresas mais ágeis nas decisões e investimentos, um novo provedor na região pode surgir rapidamente e mudar o cenário para as demais empresas. É preciso investir em diferenciais para fortalecer a marca na região.
Clientes com alto nível de exigência
Os consumidores dos tempos atuais estão sempre em busca de novidades e de um atendimento personalizado, tanto na relação com a empresa quanto nos produtos que eles desejam.
Essa é uma oportunidade para que os pequenos provedores combinem a sua infraestrutura com a oferta de serviços que tragam valor às assinaturas de internet.
Um fato é que os provedores regionais não podem focar apenas na entrega de conexão, pois elas tendem a se parecer muito entre os concorrentes ao longo do tempo.
É preciso oferecer diferenciais que podem fazer a base de clientes crescer e aumentar o faturamento!
SVA: use sua infraestrutura de provedor regional para diferenciar e crescer
Os SVA (serviços de valor adicionado) são fundamentais para valorizar as assinaturas de internet, destacar a marca no mercado e construir uma relação mais ampla com os clientes, que vá além da entrega de internet.
São as parcerias com provedores de serviços de tecnologia a preços competitivos para os clientes finais. Alguns dos mais reconhecidos pelos consumidores são:
- Armazenamento de dados em nuvem: pequenos e médios negócios podem armazenar dados com segurança e evitar o gasto com equipamentos;
- E-mails corporativos: para personalizar a relação com os clientes;
- Hospedagem de sites: para hospedar sites e blogs de forma profissional;
- Serviços de streaming: oferta de plataformas com conteúdo segmentado de filmes, programas, notícias, música e eventos online
Com os SVA, seu provedor local mostra para os clientes que está sintonizado com as necessidades:
- Dos pequenos negócios que precisam evoluir para atuar melhor;
- Das pessoas que desejam se divertir com mais qualidade, variedade e um custo menor.
Streaming de conteúdo: um serviço fundamental para impulsionar o provedor
Os serviços de streaming de vídeo e áudio estão em franco crescimento há alguns anos e vão se tornar uma estratégia importante para os pequenos e médios provedores crescerem.
Com eles, as pessoas podem assistir vídeos e áudios de todas as finalidades – música, cinema, notícias, atualidades, infantis, esportes, educativos e outros – através de links onde não é necessário aguardar o download completo do evento.
Quais os benefícios dos streaming de conteúdo para seus clientes
- Assistir imediatamente ao iniciar a reprodução, pausar, reiniciar como um arquivo de vídeo e áudio em seu computador;
- Assistir programas seriados no ritmo desejado;
- Os live streaming – eventos ao vivo – também podem ser pausados, reiniciados e movimentados;
- Os clientes do seu provedor de internet poderão assistir ou ouvir quando e onde quiser, são conteúdos dimensionados para dispositivos móveis, além de TV inteligentes e computadores;
- Diferentemente dos canais de TV fechada, que programam as reprises, basta encontrar o conteúdo e assistir quantas vezes quiser, sem limite.
Atualmente, existem inúmeras plataformas de streaming – a Netflix é a mais conhecida de todas, porém já existem sites de streaming especializados em filmes, esportes e outros assuntos.
Seu cliente pode contratar apenas a Paramount+, por exemplo, se quiser apenas filmes e séries ou Cartoon Network para a diversão de crianças.
Com isso, o usuário paga o que quer consumir, diferentemente das TV por assinatura com dezenas de canais.
Quais as vantagens dos streaming de conteúdo para o seu provedor de internet
Você oferece aos seus clientes (atuais e potenciais) a possibilidade de incluir os sites de streaming desejados nas suas assinaturas de internet de acordo com o perfil de interesse.
Dessa forma, eles têm:
- A liberdade de escolher o que quer assistir;
- A liberdade de escolher quando assistir;
- A certeza de pagar apenas pelo que quer consumir.
É a personalização do consumo, um diferencial valioso na relação com os consumidores modernos!
Ao incluir a possibilidade de assinaturas de streaming nos seus planos de internet – atuais, planos novos ou em vendas avulsas – você:
- Agrega valor ao seu produto principal;
- Atrai clientes que estão insatisfeitos com as opções atuais;
- Permite ao cliente consumir conteúdos que não existem nas TV abertas, como os oferecidos pelo Estádio TNT Sports.
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Continue investindo na qualidade da internet oferecida!
Todos os serviços e produtos que mostramos anteriormente têm um alto potencial para atrair e fidelizar clientes os que o provedor tem atualmente.
Porém, todos eles dependem da qualidade da conexão de internet contratada, em especial os streaming de conteúdo, já que são filmes, jogos, programas e eventos de longa duração e a rede deve entregar:
- Disponibilidade total, evitando as quedas de conexão que irritam os clientes;
- Velocidades de upload e download satisfatória, principalmente para os clientes que mantém negócios e os gamers.
Por serem empresas jovens, a maioria dos provedores locais já nasce em redes de fibra ótica, o que garante a infraestrutura técnica necessária para que os streamings de vídeo e de áudio funcionem corretamente.
Por outro lado, é preciso acompanhar as inovações no setor de internet e principalmente oferecer suporte técnico ágil e eficiente, visando evitar que seus clientes fiquem offline por muito tempo!
Como você pode ver, entregar serviços que agreguem qualidade e valor aos planos de internet ajuda a destacar a marca no mercado, atrair clientes e aumentar o faturamento, usando a infraestrutura que o seu provedor regional possui!
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