Exemplos de provedores que se tornaram os melhores em suas regiões

Os números de crescimento do mercado de provedores de internet em 2020 no país são impressionantes:

Parece um resultado da pandemia mas está longe disso: todos os estudos mostram que a demanda por internet vai aumentar continuamente. É um caminho sem volta.

Oferecer conexão de alta velocidade é um diferencial importante para os pequenos provedores conquistarem a confiança dos usuários. Afinal, é fundamental oferecer um serviço de qualidade onde os grandes players não chegaram (ainda).

Mas para alcançar um sucesso ainda maior e se tornar referência, é preciso investir em mais estratégias.

Ainda existe muito mercado a conquistar e algumas lições de casa para expandir o negócio, aumentar a competitividade e se tornar o melhor provedor na região.

Vamos falar de algumas ações que podem elevar o nível do relacionamento com os clientes, o atendimento e a qualidade dos serviços para diferenciar o seu provedor regional de internet.

Porque as tecnologias de rede podem ser dominadas com o tempo, mas a criatividade nos negócios está em cada um!

1 – Invista intensamente em marketing digital

Parece contraditório, mas é no mundo digital que vamos buscar quem pode se interessar por sua forma de dar acesso ao mundo digital.

A internet é o principal produto de um provedor local de internet e o lugar onde estão os seus potenciais clientes. Por esse motivo, é essencial traçar estratégias de marketing voltadas para a comunicação digital.

Além de ser um importante instrumento para conquistar clientes, o marketing digital:

  • Fideliza a base atual com a oferta de novidades e promoções;
  • Permite conhecer profundamente o seu público para oferecer produtos segmentados, como no caso dos serviços de streaming;
  • Mede todos os resultados das ações, com dados qualificados para as decisões.

Dessa forma, você poderá alcançar o público certo e construir uma base de clientes sólida, que vai repercutir a qualidade dos serviços na região.

2 – Qualifique e diversifique o seu atendimento

qualidade do atendimento é um item crucial para todos os negócios. Para os provedores, ele é ainda mais importante; pois os clientes costumam ter muitas dúvidas sobre planos de internetvelocidades de download e upload ou qual assinatura é a mais adequada ao perfil de uso.

Para os provedores locais, a importância se amplifica, dada a relação mais estreita da empresa com a região. Um deslize pode ser uma venda perdida e uma experiência ruim compartilhada.

  • Promova a qualificação técnica de venda. É fundamental que seus vendedores e atendentes tenham tempo, paciência e as melhores respostas;
  • Oriente a equipe para a venda consultiva, com as características do cliente acima de metas de faturamento. Dessa forma, as respostas serão personalizadas e o cliente terá uma experiência positiva;
  • Invista na automação de atendimento para as dúvidas repetitivas: planos e preços, promoções, como negociar débitos. É um recurso que alivia a pressão do atendimento humano, que poderá fazer um trabalho de vendas melhor;
  • Crie uma política de desenvolvimento e reconhecimento para motivar os colaboradores. Quanto mais baixa for a rotatividade de pessoal, mais consistente será o atendimento da empresa em todas as frentes (vendas, financeiro, suporte).

Não podemos esquecer que sua equipe de vendas é tão regional quanto os seus serviços. Ela será reconhecida pelas pessoas – sempre pelo lado positivo, esperamos!

3 – Implemente um software de gestão empresarial

Não há sucesso no que não se gerencia.

Essa frase de William Edwards Deming, o pai da gestão de qualidade, deve ser a base do trabalho de todo empreendedor: controlar e ter a visão de todos os processos e resultados da empresa, da equipe de vendas ao financeiro, passando pela entrega técnica e o marketing.

Com isso, é possível avaliar falhas, antever erros, procurar soluções e planejar melhor. Para atingir essas metas, é fundamental usar um sistema que gerencie todas as operações do provedor local, entre elas:

A expressão software de gestão remete a grandes empresas e grandes sistemas?

Pois a realidade é muito diferente: podemos encontrar soluções de baixo custo, sem necessidade de comprar sistema, com alta qualidade e que atende à complexidade de gestão de uma operadora regional.

É fundamental que todas as áreas da empresa estejam integradas em um sistema para agilizar análises, tomar decisões eficazes e se posicionar melhor no mercado.

4 – Surpreenda na oferta dos seus produtos e serviços

Quando falamos de provedor de internet, as pessoas pensam em concessão de rede para usar o mundo online. Elas não estão erradas, mas o seu provedor local não pode pensar assim.

A tendência na oferta de assinaturas é que as empresas se pareçam cada vez mais, com pequenas diferenças que a maioria dos clientes não percebe. Portanto, a meta deve ser inovar seu cardápio de ofertas.

Um excelente produto para valorizar seus planos de internet são os serviços de streaming. São as plataformas que produzem conteúdo de vídeo e áudio segmentado e vendido a partir de assinaturas.

O cliente assiste o que quer, onde quiser e quando quiser. É uma alternativa econômica e direcionada aos planos de TV por assinatura – onde o usuário paga por muitos canais e assiste poucos.

Sua empresa de internet pode criar planos de acesso com streamings de conteúdo inclusos – por exemplo:

Você também pode oferecer uma assinatura avulsa como diferencial para manter um cliente que pretende cancelar ou para compra individual de eventos especiais.

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Ao oferecer streaming de conteúdo, sua empresa:

  • Aumenta a atratividade de planos com faturamento baixo;
  • Aumenta o valor do tíquete médio das vendas;
  • Valoriza os clientes, que podem contratar apenas o que desejam consumir;
  • Impacta positivamente na imagem no mercado como um provedor regional que busca inovações e oferece alternativas de consumo para os clientes.

São diferenciais competitivos importantes para sua empresa se tornar o melhor provedor de internet da região em um mercado cada vez mais disputado.

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