Como aumentar a receita do seu provedor utilizando o OTT

Depois de um intenso trabalho, tudo que uma pessoa quer é um banho relaxante, uma boa comida e assistir um ótimo filme. Porém, ela zapeia a sua assinatura de TV e não acha um filme que seja interessante? Certamente, não conhece o OTT.

Quem está conectado com as inovações para conteúdos de vídeo e áudio, deve achar que essa pessoa ainda vive no século XX pois a tecnologia over-the-top é uma realidade cada vez maior nas casas de todo o Brasil.

É uma excelente alternativa para o entretenimento de pessoas de todas as idades e que vem crescendo continuamente, em especial por causa da pandemia, que obrigou as pessoas a ficar isoladas em casa e precisaram buscar novas formas de se divertirem.

Mas você sabia que o OTT pode incrementar o faturamento do seu provedor regional? Sabe o quanto ele pode contribuir para o crescimento do seu negócio?

Vamos falar sobre como você pode aumentar a receita do seu provedor usando os serviços de OTT.

O que é o serviço OTT?

OTT (over-the-top ou qualidade diferenciada) é um serviço de distribuição de conteúdo em vídeo e áudio na internet e, ao contrário dos conteúdos de TV por assinatura, eles são consumidos sob demanda pelos clientes.

Para entendermos melhor a diferença, basta lembrarmos como é a oferta de conteúdo de mídia nas últimas décadas, onde as pessoas:

  • Assistem TV aberta, sem cobrança de assinatura e consomem filmes, novelas, programas e eventos de acordo com a programação definida por cada emissora;
  • Assistem TV por assinatura, com pagamento mensal, acesso a um número definido de canais e, da mesma forma, consomem apenas o que os canais oferecem.

Como podemos ver, as emissoras de TV e operadoras de TV fechada detém o poder de decidir o que será oferecido e conforme as suas conveniências comerciais.

Isso muda completamente com a chegada das plataformas de OTT.

Quais as características dos conteúdos em OTT?

  • São oferecidos por produtoras de conteúdo com cardápios variados;
  • São contratados por assinatura;
  • São acessados diretamente da plataforma da produtora, sem intermediação de emissora de TV. Basta ter acesso à internet de alta velocidade;
  • Podem ser consumidos através de smart TV, smartphone, computador ou tablet;
  • Os conteúdos estão permanentemente disponíveis, pois são arquivos de mídia na plataforma. Basta clicar e usar.

Como podemos perceber, os conteúdos em OTT estão revolucionando completamente a forma como as pessoas consomem mídia em áudio e vídeo.

Não podemos considerar o OTT como um modismo, pois é uma quebra de paradigma com o poder das emissoras e operadoras de TV e com vantagens financeiras claras para os usuários e para as empresas distribuidoras.

Além disso, o mercado de plataformas over-the-top cresce continuamente. Além dos players de OTT mais conhecidos, como a Max e a Deezer, surgem novas opções, como ao Looke para filmes e séries e o Hube, especializado em notícias.

Com o OTT, o consumidor pode assinar os canais que desejar, quando e no dispositivo que quiser. É a liberdade de consumo que pode alavancar a receita do seu provedor local de internet. Veja como!

Como os conteúdos OTT podem beneficiar o faturamento do seu provedor?

Mais clientes com a exigência de velocidade dos planos residenciais de internet

velocidade de download nas residências não costuma ser uma questão para a maioria das pessoas, que costumam contratar os planos mais simples (custo menor) e eventualmente fazem o upgrade por necessidades específicas.

O uso massivo de conteúdos em OTT é uma delas. São arquivos que exigem uma internet com mais velocidade e alta tecnologia, o que leva os clientes a contratar planos de valor maior.

Além disso, o seu provedor regional pode se beneficiar da migração de clientes de concorrentes que não oferecem a mesma qualidade de conexão.

Dica: é fundamental que a empresa esteja preparada tecnicamente para criar um diferencial e conquistar os usuários de serviços over-the-top.

Mais faturamento com conteúdo OTT nas assinaturas de internet

Aqui estamos falando da máxima empreendedora de sempre buscar inovações para os produtos e serviços do seu provedor de internet local.

Uma estratégia é oferecer os serviços de OTT como complementos às assinaturas atuais dos clientes, aumentando o valor delas. Outra é criar novos planos de internet para públicos específicos.

Por exemplo, um plano voltado ao público infantil com o app Playkids, por exemplo.

Dessa forma, o provedor pode fidelizar clientes que aceitem a mudança de valor do plano com a inclusão de um serviço over-the-top e conquistar clientes com os planos novos.

Dica: conhecer o seu público-alvo é essencial para criar estratégias de abordagem por perfil e obter o sucesso desejado – e também não criar ruído com uma oferta inadequada.

Oferta de conteúdos OTT avulsos

Essa é uma forma de alavancar faturamento que mais se alinha com o conceito de liberdade de escolha que o OTT proporciona – e que muitos clientes valorizam.

O objetivo é oferecer os serviços OTT de forma avulsa, como um produto de prateleira do lado dos planos de internet.

Essa estratégia pode ser muito lucrativa principalmente nos OTT de eventos especiais como os esportivos – algo semelhante ao pay-per-view.

Dica: a venda avulsa tem um potencial de volume grande, principalmente com uma estratégia de marketing bem elaborada. Portanto, exigirá uma equipe de vendas ainda mais qualificada para lidar com o timing de oferta e venda de OTT.

Como seu provedor local pode incluir os conteúdos OTT nas vendas?

PLAYHUB é uma empresa integradora de conteúdo, que possui os direitos de comercialização de conteúdos de vídeo e áudio de renomadas produtoras do mercado.

Dessa forma, ela pode negociar com os provedores regionais, que por sua vez podem escolher uma ou algumas das opções de conteúdo OTT disponíveis.

Seu provedor pode começar com a oferta de esportes e ir agregando conteúdos à medida que sentir-se seguro com o novo produto em seu portifólio.

Uma vantagem importante é a ausência de cota mínima de licenças: você contrata quantas desejar a partir dos planos de internet com OTT que fechar com os clientes.

É previsibilidade de investimento, combinada com a previsão de receita incremental.

Quer saber como destacar-se no mercado oferecendo OTT para os seus clientes de internet? Basta clicar aqui para conhecer a proposta de valor da PLAYHUB!

Além disso, a PLAYHUB oferece consultoria comercial e de marketing para criar as estratégias ideais de venda de OTT em provedores locais de internet, orientando a sua equipe de vendas.

Dessa forma, você terá na PLAYHUB uma empresa parceira para:

  • Aumentar a atratividade dos planos atuais, mantendo e fidelizando clientes;
  • Criar novos produtos para conquistar novos assinantes;
  • Oferecer conteúdo OTT com segurança e eficiência.

O resultado? Mais vendas, lucratividade e sucesso!

Gostou desse artigo? Acompanhe o Blog da Playhub, onde sempre teremos conteúdos importantes para nossas parcerias com provedores de internet regionais.

O seu provedor de internet está preparado para um grande salto de crescimento?

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