O crescimento dos provedores locais em 2021 coloca as empresas do setor diante de um grande desafio: como oferecer um serviço de provedor de internet com excelência e que se diferencie em um mercado tão competitivo?
As empresas provedoras têm como objetivo principal oferecer às pessoas as conexões de internet para que elas possam acessar sites, plataformas e outros serviços online.
Por um bom tempo, a missão de cada provedor era entregar uma internet de alta velocidade e com a maior disponibilidade possível, mas a tendência natural é que os clientes não consigam diferenciar as empresas por critérios tão específicos.
O resultado: um mercado disputando clientes pelo preço e onde todos perdem lucro e capital para investir em melhorias.
Mas então como um provedor regional pode fugir da briga por preço, destacar-se no mercado e conquistar mais clientes e vendas?
Nesse artigo, separamos 6 dicas para oferecer um excelente serviço de internet!
1 – Ofereça um serviço de internet com qualidade
Sim, vamos começar pelo básico: ofereça o melhor serviço de internet regional. Parece óbvio, mas muitas empresas perdem espaço no mercado por não darem a este item a importância que ele merece.
Seu produto é uma internet de qualidade e ela deve ter:
- Disponibilidade total;
- Ótima velocidade para downloads e uploads;
- Excelência para assistir conteúdos em streaming – que se tornaram uma presença obrigatória em todas as casas nos últimos anos.
No caso dos provedores regionais, isso é ainda mais importante, pois os pequenos e médios comércios locais estão descobrindo como é importante estar online para fazer negócios.
Os provedores locais de internet já detém 32% do mercado de assinantes e um dos fatores do sucesso é a oferta de conexões de alta qualidade e a demanda por internet para estudar, trabalhar e se divertir.
É hora de investir na melhoria contínua e não ficar para trás!
2 – Conheça profundamente o seu público-alvo
Um dos maiores desafios de todo negócio é estabelecer a melhor forma de comunicação com os seus clientes. E a dificuldade já começa na pergunta: quem são os seus clientes?
O sucesso das estratégias de marketing, vendas, atendimento e suporte dependem de conhecer o cliente a quem você vai oferecer seus produtos.
O estudo do público-alvo – que deve ser feito antes de abrir o provedor de internet mas pode ser criado em um plano de marketing digital – identifica o perfil predominante do cliente a partir de uma série de informações – idade, gênero, renda, hábitos de vida e outros dados.
Ele também é útil para definir os novos produtos a serem oferecidos com as assinaturas de internet – e dos quais vamos falar mais adiante.
3 – Invista consistentemente em marketing digital
Não há negócio que consiga crescer e ser lucrativo se não estiver online. É no relacionamento digital que estão todas as oportunidades de projetar e fortalecer a marca nos dias de hoje.
Impulsione o uso dos canais digitais – site, blog, redes sociais, aplicativo – para atrair uma base qualificada de consumidores, aumentando as chances de conversão em vendas e o faturamento.
No marketing digital, você encontra uma série de estratégias que ajudam a aumentar a visibilidade da provedora de internet e incrementar o relacionamento com o público-alvo.
- Uso de veículos digitais para promover produtos e serviços;
- Divulgação de conteúdo em site e blog para gerar interações (e interesse);
- Estratégia de e-mail marketing.
Essas são apenas algumas das ações que podem expandir sua provedora no mercado e aumentar as possibilidades de negócios!
4 – Diferencie-se oferecendo novos produtos e serviços
As provedoras de internet regionais lidam com um mercado muito competitivo, onde um novo concorrente pode mexer com todo o planejamento. Por esse motivo, é fundamental buscar diferenciais para destacar-se no mercado.
Oferecer novos produtos, serviços e formas de relacionamento é uma estratégia que cria uma identidade única para a empresa e faz com que ela se destaque no mercado.
As formas de destacar e provedora de internet são várias:
- Novos canais digitais de relacionamento – chatbot, aplicativo – para que os clientes possam em dispositivos móveis e 24 horas por dia;
- Tecnologias mais modernas do setor;
- Novos produtos associados às assinaturas de internet.
Streaming de conteúdo: o diferencial para agradar todos os públicos
O streaming de conteúdo é um serviço que está crescendo cada vez mais em popularidade no Brasil e pode agregar muita atratividade às assinaturas de internet.
As pessoas querem consumir canais de programas e eventos avulsos, sem pagar por assinaturas de TV com dezenas de canais que não assistem.
É a economia com liberdade de escolha.
Ao oferecer plataformas de conteúdo direcionado como a Paramount+, o Cartoon Network, o Estádio TNT Sports e outras nos seus serviços de provedor, os clientes consomem apenas o que querem, economizam e valorizam a sua iniciativa de personalizar o atendimento.
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5 – Promova equipes qualificadas e comprometidas
Oferecer serviços de internet e produtos adicionados, como o streaming de conteúdo, exige profissionais qualificados e motivados. Afinal, são eles que representam a sua empresa de internet diante dos clientes.
Por isso, é fundamental investir na qualificação constante a respeito dos serviços e produtos que a empresa oferece, mantendo-os atualizados e seguros.
O reconhecimento e a valorização, seja da equipe de vendas, de suporte técnico ou de administrativo, torna os profissionais mais motivados, elevando a qualidade do atendimento e o comprometimento com as metas da empresa.
É um ciclo virtuoso importante nos dias atuais em que o relacionamento das empresas com os clientes é fundamental para diferenciar-se da concorrência e elevar a imagem da provedora regional de internet no mercado.
6 – Aposte nas promoções para atrair e fidelizar clientes
Quem empreende no Brasil, sabe: os tempos sempre são mais de desafios do que de estabilidade. Uma economia instável, cargas tributárias altas, muita burocracia no caminho do investimento e outros fatores impactam na lucratividade.
Muitas vezes, é preciso apostar em ações que mantenham a base de clientes, preservem o faturamento e atraiam outros. A receita pode estar nas boas e velhas promoções.
Elas ajudam a equilibrar as contas durante um período mais complicado, onde as ações de marketing não trarão efeitos no tempo necessário.
Oferecendo vantagens, mesmo por um período breve, o provedor de internet estreita a relação com seus clientes, mostrando que ela tem consciência do momento – que também pode ser difícil para os consumidores em geral.
Como você pode ver, é um trabalho extenso e com diversos desafios, mas que será gratificante quando os resultados acontecerem e a sua operadora de internet vender mais e melhor!
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